top of page

De forma geral, o presente estudo visa avaliar a eficácia, a eficiência e a sustentabilidade dos impactos dos sistemas de incentivos do QREN. De acordo com o caderno de encargos, o estudo deverá proporcionar respostas as seguintes questões de avaliação: 

 

Questão 1: Qual o efeito dos apoios concedidos através dos Sistemas de Incentivos sobre o desempenho das empresas em diferentes dimensões (internacionalização das empresas, produtividade, criação de emprego total e emprego qualificado, incorporação e valorização de atividades de I&DT, sobrevivência das empresas, competitividade, outras dimensões relevantes)? 

 

Questão 2: Em que medida varia o impacto das intervenções em função da dimensão, setor de atividade e localização das empresas ou da forma de incentivo de que beneficiaram? Que outras variáveis se apresentam como determinantes e diferenciadoras dos resultados obtidos? 

Questão 3: Qual a relação de custo-eficácia para os principais resultados das intervenções? Essa relação é sensível à intensidade do apoio concedido, aos grupos alvo ou às tipologias de apoio de cada um dos Sistemas de Incentivos? 

 

Questão 4: Se o apoio produziu efeito sobre o desempenho das empresas, qual é a sustentabilidade do mesmo e em que momento é que este regista maior intensidade (logo após a conclusão do projeto ou numa fase posterior)? De que fatores parecem depender a maior ou menor sustentabilidade dos impactos? 

 

A resposta a estas questões exige que se estimem os impactos dos SI em algumas dezenas de variáveis de desempenho empresarial, aferindo separadamente esses efeitos para diferentes tipos de empresas, sectores de actividades, territórios, tipologias de incentivos e intensidades de apoio.  

 as questões

bottom of page